top of page

Dicas básicas para evitar infiltrações durante períodos chuvosos




De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em março de 2024, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica em grande parte da Região Norte e Nordeste, mas mais regulares no Centro-Oeste e Sudeste. 


Condições climáticas como temperaturas elevadas e chuvas frequentes podem aumentar o risco de infiltrações em condomínios. A umidade excessiva pode causar danos estruturais, mofo e bolor, além de comprometer a saúde dos residentes. 


Para facilitar o seu entendimento, hoje iremos te ensinar dicas básicas para evitar infiltrações em seu condomínio.


Faça a limpeza regular das calhas e rufos


As calhas e os rufos desempenham um papel fundamental na drenagem adequada da água da chuva, direcionando-a do telhado para os coletores de águas pluviais. 


Porém, ao longo do tempo, podem acumular detritos como folhas, galhos e sujeira, bloqueando o fluxo natural da água e criando obstruções que podem levar à infiltrações. 


Além disso, o acúmulo de água em calhas entupidas aumenta o risco de infiltrações e do aparecimento de mofo e fungos, representando também um problema de saúde.


A limpeza regular é uma medida preventiva simples, mas essencial.


Está tendo problemas com infiltrações e não sabe como resolver? Nós temos um material para te ajudar. Guia Prático para Síndicos: como agir em caso de infiltração no condomínio. Confira:



Inspecione o telhado periodicamente

O telhado é a primeira barreira de proteção contra os elementos externos, incluindo a água da chuva. 


Durante todo o ano, o telhado está exposto a condições climáticas adversas, como ventos fortes, chuvas intensas e até mesmo granizo em algumas regiões, podendo causar problemas como telhas quebradas, rachaduras ou deslocamento de telhas


Esses pequenos problemas podem se transformar em grandes vazamentos se não forem tratados da maneira correta, desencadeando um problema sério de infiltração.

Verifique se há rachaduras ou fissuras nas paredes externas e internas no nível do telhado.

A presença de rachaduras ou fissuras pode ser um sinal alarmante de possíveis problemas de infiltração. 


Mesmo as rachaduras e fissuras aparentemente pequenas podem permitir a entrada de água da chuva para dentro do edifício. Com o tempo, essa água infiltrada pode causar sérios danos, incluindo manchas de umidade, mofo, deterioração de materiais e corrosão da armadura de estruturas de concreto.


Com isso, algumas áreas mais vulneráveis merecem atenção especial durante as manutenções de um condomínio. São elas: cantos, juntas de dilatação, pontos de encontro entre diferentes materiais de construção e áreas sujeitas a estresse mecânico.

Mantenha as áreas úmidas protegidas

As áreas úmidas como piscina, caixas d’água, banheiros, cozinhas e áreas de serviço, estão sujeitas a umidade excessiva devido à atividade diária.

Essa umidade pode se tornar um ambiente propício para a proliferação de mofo, bolor e outros problemas relacionados à umidade, além de contribuir para infiltrações se não for adequadamente controlada.

Por isso, existem algumas estratégias de cuidado que podem evitar infiltrações nessas áreas:


  • Ventilação adequada: utilize ventiladores, janelas que possam ser abertas ou sistemas de ventilação mecânica para remover o excesso de umidade do ar;

  • Tratamento da água: mantenha a água da piscina limpa e tratada para evitar o crescimento de algas e bactérias que podem causar danos ao revestimento e às estruturas adjacentes;

  • Uso de exaustores: ajudam a reduzir a umidade do ar, prevenindo assim a formação de condensação e a proliferação de mofo;

  • Limpezas regulares: mantenha as áreas úmidas limpas e secas, limpando regularmente superfícies, azulejos e pisos para evitar o acúmulo de umidade e sujeira;

  • Vedação e isolamento: certifique-se de que todas as conexões, juntas e tampas da caixa d’água estejam devidamente vedadas para evitar vazamentos de água;

  • Selagem de juntas e frestas: mantenha as juntas e frestas ao redor de pias, banheiras, chuveiros e outros acessórios de encanamento bem seladas para evitar vazamentos e infiltrações de água.


Na busca de soluções eficientes contra as infiltrações, é fundamental entender como ocorrem os processos e o que precisa para começar a obra. Por isso nós temos um Manual da Impermeabilização: tudo o que você precisa saber para a sua obra. Boa leitura!





Contrate um profissional especializado para realizar o processo de impermeabilização


A impermeabilização é uma etapa crucial na proteção de estruturas contra infiltrações de água e danos relacionados à umidade. 


Para isso, existem conhecimentos e técnicas eficazes que só profissionais especializados na área podem aplicar, garantindo responsabilidade legal, economia a longo prazo, uso de materiais adequados e suporte. 


Investir em serviços profissionais de impermeabilização, significa investir em proteção, durabilidade, segurança e excelência. 



Proteja a estrutura do seu condomínio com os serviços da Impermaster


Com profissionais experientes e produtos de última geração, a Impermaster  é a escolha ideal para prevenir e reparar infiltrações, garantindo a segurança do seu condomínio e a durabilidade das estruturas. 


Invista no melhor para o seu condomínio e contrate quem entende do assunto!


Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e marque uma visita técnica com a gente.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page