top of page

Problemas comuns de infiltração em condomínios e como evitá-los




Em condomínios, a beleza e a funcionalidade das estruturas podem esconder um problema que ameaça sua integridade: a infiltração. Essa é uma situação que preocupa síndicos e moradores, uma vez que ela pode causar danos estruturais significativos e até afetar a saúde dos moradores.


Junto com a infiltração, é comum o aparecimento de problemas pontuais que podem comprometer ainda mais a estrutura em diferentes locais, caso não sejam devidamente solucionados.


Neste artigo, iremos explorar esses problemas e apresentar estratégias para evitá-los, garantindo a durabilidade e integridade do condomínio.


Vazamento em lajes e terraços

As causas dos vazamentos em lajes e terraços geralmente incluem fissuras e trincas, que servem como portas de entrada para a água da chuva. Junto a isso, problemas relacionados à impermeabilização inadequada são característicos por não garantir uma barreira contra essa entrada de água.


Para prevenir vazamentos é importante implementar inspeções regulares e manutenção da impermeabilização. Essas práticas não só irão detectar precocemente o problema, mas também garantir a eficácia da impermeabilização com reparos quando necessário.


Além disso, é fundamental estar atento aos sistemas de drenagem e limpeza de calhas e ralos, com o objetivo de garantir que a água escoe e seja direcionada para o local correto.


O seu condomínio já sofreu com infiltrações? Nós temos o material ideal para te ajudar. Baixe gratuitamente nosso ebook “Guia prático para síndicos: como agir em caso de infiltração no condomínio”, para ajudar você, síndico, a solucionar este tipo de problema.




Proteção de áreas molháveis

Áreas molháveis como banheiros, cozinhas e áreas de serviço são locais suscetíveis à infiltração. Dessa forma, vazamentos ou danos nas tubulações de água ou esgoto somados à ausência de manutenção regular, podem resultar em infiltração de água nas paredes e pisos dessas áreas.


Com isso, algumas práticas podem ajudar e evitar esse quadro, como manter ralos e sifões limpos e desobstruídos, assegurar que o sistema de drenagem direcione a água de forma eficaz e optar por revestimentos, tintas e materiais resistentes à umidade. Essas ações têm como objetivo permitir que a água passe pelos locais certos e não tenha contato direto com a estrutura.


Tratamento de superfícies

Superfícies danificadas ou desgastadas podem acarretar sérios problemas no condomínio. Por isso, a durabilidade das superfícies é essencial para reduzir a necessidade de substituições precoces e economizar recursos.


Para alcançar essa preservação é necessário adotar limpezas regulares, manutenção de pisos e rejuntes, para prevenir o acúmulo de substâncias e prolongar a vida útil dos pisos com polimentos, por exemplo.


Além disso, tratamento e manutenção de jardins podem ajudar a manter as superfícies das jardineiras impermeabilizadas, funcionando bem e evitar que a água da chuva prejudique o local.


Sistema de drenagem e calhas

Em qualquer condomínio, os sistemas de drenagem e as calhas desempenham um papel essencial na proteção contra problemas causados pela infiltração, já que atuam na prevenção de infiltrações, proteção estrutural e conservação estética do condomínio.


Um sistema de drenagem e calhas bem projetado impede o acúmulo de água em áreas críticas, evita danos pelo excesso de água e previne manchas, desgaste prematuro de pinturas e deterioração de superfícies.


Para evitar problemas com esses sistemas, é necessário medidas de instalação adequadas, proteção de telhados, verificação de juntas e selantes e monitoramento de vazamentos.


Tais estratégias, junto à manutenção preventiva podem evitar dores de cabeça em síndicos e moradores.


Por isso, nós temos um guia gratuito para te ajudar em casos de infiltração. No “Guia prático para síndicos: como agir em caso de infiltração no condomínio”, você irá encontrar dicas de como prevenir e solucionar esse problema de forma segura e eficiente.




Impermeabilização eficiente

Investir em uma impermeabilização eficiente é o passo mais importante para evitar o desgaste por infiltrações e manter a estrutura do condomínio e os moradores em segurança.


Alguns fatores são cruciais para um processo de impermeabilização eficiente, como:


  • Escolha adequada de materiais;

  • Preparação da superfície;

  • Aplicação correta;

  • Integridade das juntas e selantes;

  • Drenagem adequada;

  • Proteção mecânica;

  • Escolha de profissionais qualificados.


Proteja seu condomínio contra infiltrações com a Impermaster

A Impermaster é uma empresa especializada no mercado de impermeabilização de edifícios, oferecendo solução imediata e de alta qualidade, com profissionais qualificados para melhor te atender.


Ao concluir toda a impermeabilização, a região onde o produto foi aplicado ficará totalmente seca e protegida, impedindo que a água volte a ingressar naquele local e protegendo o seu condomínio dos problemas que poderão surgir.


Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e marque uma visita técnica com a gente.


13 visualizações0 comentário
bottom of page