top of page

Ruídos com reformas e obras: Como lidar com o barulho em condomínios?




A política da boa vizinhança propõe a importância de viver em sociedade fazendo o bem e sem ser incomodado. Nesse contexto, o mesmo se aplica às reformas e obras, principalmente em condomínios, onde o barulho parece incomodar muito mais.


Esses barulhos decorrentes de obras, reformas e manutenções devem ser tolerados desde que não se estenda por muito tempo. Os maiores problemas são oriundos de máquinas trabalhando, instrumentos, sujeira e queda de materiais.


Neste artigo, iremos explicar como os ruídos podem afetar o bem-estar e o conforto de moradores, e quais devem ser as medidas para prevenir este tipo de situação indesejada em seu condomínio.


Entenda como funciona a Lei do Silêncio

Em relação à saúde, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o limite de ruídos para o ouvido humano é de 65dB. Dessa forma, ruídos acima de 85dB podem causar efeitos psicológicos, neurológicos, cefaleia e insônia.


Sendo assim, existem leis municipais conhecidas como “leis do silêncio” nas quais têm determinações sobre barulhos em geral. Elas devem estar de acordo com o Artigo 1336 do Código Civil Brasileiro, o qual diz que é dever do condômino não utilizar a edificação de maneira prejudicial ao sossego, assim como à salubridade e segurança dos possuidores ou aos bons costumes.


Caso haja descumprimento e excesso de barulho, o síndico deverá formalizar a denúncia nos órgãos responsáveis (Departamento de Fiscalização da Prefeitura). Com isso, as penalidades variam entre notificações, multas, interdição parcial ou total da obra.


Entenda como o síndico pode agir diante de outro problema: infiltrações em condomínios. Baixe o eBook gratuito e saiba mais!


Como reagir da melhor forma?


O fato é que o bom relacionamento e cumprimento das regras são as chaves para evitar conflitos e reclamações nos condomínios. Logo, uma boa conversa do responsável pela obra com os vizinhos é fundamental, tanto para avisá-los dos barulhos quanto para se disponibilizar em caso de incômodo.


Em relação ao síndico, é imprescindível que nas reuniões condominiais, este esclareça todas as regras ao realizar reformas e obras nas casas e apartamentos, já com o intuito de prevenir possíveis desentendimentos futuros.



Horários e regras sobre o barulho em condomínios


De acordo com os decretos, existe um horário padrão para as obras, que são permitidas de segunda a sexta, entre às 8h e 17h. Porém, podem haver algumas alterações seguindo a Regulação Interna de cada condomínio, podendo também permitir obras aos sábados, entre 8h às 13h.


Além de conhecer as regras internas do condomínio, é preciso saber quais as regulamentações da legislação adotada por sua cidade, principalmente se quiser realizar uma grande obra.


Gostando do artigo? Acesse nossa página de materiais gratuitos e entenda tudo sobre os serviços da Impermaster


Traga mais segurança e evite infiltrações em seu condomínio com a Impermaster

A Impermaster atua no segmento de impermeabilização há mais de 28 anos, sendo referência em qualidade e compromisso com a satisfação do cliente.

Somos uma empresa comprometida com a garantia dos serviços, de forma sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental. Utilizamos materiais de alta tecnologia e que atendem às normas brasileiras, além de sermos parceiros dos maiores fabricantes de materiais químicos para construções.

A empresa possui um quadro técnico altamente capacitado, que garante o sucesso nas obras executadas. Não deixe de conhecer nossos serviços!

Agende já o seu orçamento e conheça nossas soluções!


68 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page